por Roberta Furtado


Franquia ou franchising é a venda de licença do detentor da marca, o franqueador, ao autorizado a explorar a marca, o franqueado. Este direito de uso da marca pode incluir infraestrutura, know-how e direito de distribuição de produtos ou serviços. Em contrapartida, o franqueado paga parte do seu faturamento ao franqueador.

Este é um mercado que vem crescendo muito no Brasil a cada ano. Hoje já são mais de 1700 marcas franqueadas no país.  As franquias são uma ótima oportunidade para quem quer abrir um negócio e não sabe como ou em que ramo, já que são muitas as vantagens de se trabalhar com uma marca e estrutura consolidadas. Por isso, esta é uma boa opção para quem não tem experiência empresarial no setor.

Para se ter uma ideia, o retorno sobre o investimento em franquias é de 36 meses. E, segundo a Associação Brasileira de Franchising, o índice de mortalidade das franquias é de menos de 1% ao ano, o que faz o negócio ser ainda mais atrativo. Entre as vantagens da implementação de uma franquia estão o apoio técnico, administrativo e de gestão; a possibilidade de se obter informações de mercado de outros franqueados; a utilização de um conceito de negócio já existente; o aproveitamento de uma marca com notoriedade no mercado e de canais de distribuição e logística.

*Fonte: http://www.sucessonews.com.br/o-mercado-de-franquias/